BAIXANDOBEMAKI A CADA DIA UM CONTEUDO INOVADOR PARA VOCÊ PODER DESFRUTAR !

23 de agosto de 2010

Pen Drives... o disquete do presente !


Durante muitos anos, o disquete foi o meio mais comum de transferência de dados entre computadores. Era pequeno, leve, fácil de carregar, mas chegou um tempo onde a capacidade dele não era suficiente. Então surgiram diversos outros dispositivos para facilitar a transferência de dados: cds, dvds, zip disks, etc...

Nenhum dos dispositivos acima citados, conseguiram realmente substituir a facilidade de um disquete até a chegada dos
pen drives. Os pen drives são os dispositivos que a informática precisava: são leves, pequenos, fáceis de carregar, possuem muito espaço disponível, facilidade de uso, que basta espetar no computador e ele estará funcionando, são rápidos e eficientes...

Mas como nem tudo são flores, existe o lado ruim. Os
pen drives são os dispositivos que ajudam na disseminação de vírus hoje em dia. Portanto, voltamos a época dos disquetes... a grande maioria dos vírus eram espalhados via disquetes e hoje, existem milhares que são espalhados por pen drives.

Eu
NÃO conheço nenhum pen drive que tenha tipo um botão para permitir somente leitura (ou seja, evitar a gravação de dados nele)... nos disquetes tínhamos uma pequena trava lateral que controlava se era permitido gravar algo ou não. Se alguém conhecer algum pen drive que faça isso por favor comente aqui, pois será de grande valor.

Muitos computadores estão com o suporte ao
AUTORUN ativado. Mas o que este AUTORUN significa ? Significa que quando um dispositivo é inserido no computador, ele é automaticamente executado. Por exemplo: Quando inserimos um CD de música na unidade, o Windows automaticamente dispara um programa para toca-lo. Isso é o AUTORUN. Os vírus aproveitam este tipo de recurso para se auto-executarem, quando um pen drive é inserido no computador.

Veja algumas dicas que podem ser úteis:

1) Desativar o AUTORUN:
- Vejam a dica no site do meu amigo Sérgio Bohrer:http://www.mundodedexter.com.br/alltips/view.php?tid=6

2) Quanto
acessar o ícone MEU COMPUTADOR nunca dar dois cliques numa unidade C:, D:, E:, etc... clique com o botão direito do mouse e clique em Abrir.

3) No caso de
pen drives, podem ser feitos alguns artifícios para diminuir a quantidade de infecções:

-
Acesse a unidade do pen drive, vamos supor que seja a E:
- Crie uma
pasta na raiz do pen drive chamada AUTORUN.INF (o nome poderá ser maiúsculo ou minúsculo), não faz diferença.
- Copie alguns arquivos para dentro desta pasta. Qualquer arquivo, apenas para deixar esta pasta com algum conteúdo.

Mas porque criar esta pasta ?

O
AUTORUN precisa de um arquivo chamado autorun.inf para poder executar programas automaticamente, então, se criarmos uma pasta com o mesmo nome, a grande maioria dos vírus não conseguirão gerar um autorun.inf próprio e isto dificultará seu trabalho. Alguns vírus são mais inteligentes e podem eliminar a pasta, mas esta pequena dica, pode ajudar muito a reduzir infecções.

4) Toda vez que inserir um
pen drive, CD, DVD, etc... em um computador, segure a tecla SHIFT esquerda e mantenha-a pressionada por alguns segundos... o Windows tem este macete, para evitar a execução de arquivos automáticos, quando se insere algum dispositivo com AUTORUN.

5) Existe uma chave no registro, que poderá ajudar a evitar a gravação de arquivos no
pen drive. Lembre-se que, com esta chave ativada, seus pen drives apenas terão acesso de leitura e não conseguirão gravar nada neles, assim como os vírus também não. Testei esta chave com algumas marcas de pen drives e alguns modelos diferentes, mas não posso garantir que funcione para todas as marcas e modelos. Todos os testes que fiz foram no Windows XP com Service Pack 2, então se alguém puder testar em outras versões e colocar aqui os resultados, eu agradeceria.

Siga os seguintes passos:
  1. Clique no INICIAR e depois em EXECUTAR
  2. Digite: regedit
  3. Navegue na chave HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet \ Control\StorageDevicePolicies
  4. Do lado direito da tela, clique com o botão direito do mouse e escolha NOVO
  5. Escolha REG_DWORD ou Valor DWORD e digite WriteProtect
  6. Clique agora sobre o item WriteProtect e escolha modificar
  7. Digite 1 (um) caso queira proteger e 0 (zero) caso queira voltar ao estado normal, permitindo gravar dados no pen drive normalmente.
O ideal é reiniciar o computador após a alteração no registro, para que os ajustes sejam reconhecidos pelo Windows.


By: Marcos Velasco
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Copyright (c) 2010 Baixandobemaki | Design by Baixandobemaki