Quando um programador começa a programar, ele desenvolve seus programas
de uma maneira "X" e vai aprimorando a técnica aos poucos. Cria seus próprios padrões e métodos de trabalho, até chegar a um ponto onde ele pensa "minha maneira atual de programar é esta".
Mas
na verdade o que acontece é que cada dia, o código vai sendo
desenvolvido de uma maneira diferente, até chegar a realmente um padrão.
Eu sempre fui muito chato com alinhamentos em meus códigos e ver algo como o código abaixo me deixa desesperado:
void VerificaValor()
{
if ( ! ValorValido() ) {
printf( "Não" );
} else {
printf( "Sim" );
}
}
Este código acima compilaria normalmente (está faltando o restante é claro). Mas eu preferiria ler um código assim:
void VerificaValor()
{
----if ( ValorValido() )
----{
--------printf( "Sim" );
----}
----else
----{
--------printf( "Não" );
----}
}
Reparem
que fiz duas modificações neste código. A primeira modificação foi o
alinhamento, ou seja, eu sei o que está dentro da função e sei o que
está dentro do if (...) (os traços foram colocados apenas para verem
melhor).
Mas a outra modificação foi na verificação do if (...) com o operador lógico "!" (chamado "not").
Uma das coisas que mais confundem os programadores são os not's e uma simples inversão pode ajudar o programador a pensar melhor sobre o funcionamento do programa.
Veja por exemplo o seguinte uso do "!" com um nome de função que pode confundir o usuário:
if ( ! NotValidName() )
{
}
Traduzindo: Se NÃO for um Nome NÃO válido ? Confunde, não é ?
Neste caso, poderíamos tentar melhorar de duas maneiras: Uma modificando o operador e outra modificando o nome da função:
if ( ValidName() )
{
}
ou
if ( ! ValidName() )
{
}
Em ambos os casos, tanto evitando o operador not, quanto mudando o nome da função, facilitaria a leitura do código.
By: Marcos Velasco
23 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário