BAIXANDOBEMAKI A CADA DIA UM CONTEUDO INOVADOR PARA VOCÊ PODER DESFRUTAR !

23 de agosto de 2010

Clareza ao programar

Quando um programador começa a programar, ele desenvolve seus programas de uma maneira "X" e vai aprimorando a técnica aos poucos. Cria seus próprios padrões e métodos de trabalho, até chegar a um ponto onde ele pensa "minha maneira atual de programar é esta".

Mas na verdade o que acontece é que cada dia, o código vai sendo desenvolvido de uma maneira diferente, até chegar a realmente um padrão.

Eu sempre fui muito chato com alinhamentos em meus códigos e ver algo como o código abaixo me deixa desesperado:

void VerificaValor()
{
if ( ! ValorValido() ) {
printf( "Não" );
} else {
printf( "Sim" );
}
}

Este código acima compilaria normalmente (está faltando o restante é claro). Mas eu preferiria ler um código assim:

void VerificaValor()
{
----if ( ValorValido() )
----{
--------printf( "Sim" );
----}
----else
----{
--------printf( "Não" );
----}
}

Reparem que fiz duas modificações neste código. A primeira modificação foi o alinhamento, ou seja, eu sei o que está dentro da função e sei o que está dentro do if (...) (os traços foram colocados apenas para verem melhor).

Mas a outra modificação foi na verificação do if (...) com o operador lógico
"!" (chamado "not").

Uma das coisas que mais confundem os programadores são os
not's e uma simples inversão pode ajudar o programador a pensar melhor sobre o funcionamento do programa.

Veja por exemplo o seguinte uso do
"!" com um nome de função que pode confundir o usuário:

if ( ! NotValidName() )
{
}

Traduzindo:
Se NÃO for um Nome NÃO válido ? Confunde, não é ?

Neste caso, poderíamos tentar melhorar de duas maneiras: Uma modificando o operador e outra modificando o nome da função:

if ( ValidName() )
{
}

ou

if ( ! ValidName() )
{
}

Em ambos os casos, tanto evitando o operador
not, quanto mudando o nome da função, facilitaria a leitura do código.


By: Marcos Velasco Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Copyright (c) 2010 Baixandobemaki | Design by Baixandobemaki