BAIXANDOBEMAKI A CADA DIA UM CONTEUDO INOVADOR PARA VOCÊ PODER DESFRUTAR !

23 de agosto de 2010

Som... pode ser perigoso ?


O que é o som ?



De acordo com a Wikipedia, o som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; esta onda se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais - que têm massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos ou gasosos, quer dizer, não se propaga no vácuo. Os sons naturais são, na sua maior parte, combinações de sinais, mas um som puro monotónico, representado por uma senóide pura, possui uma velocidade de oscilação ou freqûencia que se mede em hertz (Hz) e uma ampliture ou energia que se mede em decibéis. Os sons audíveis pelo ouvido humado têm uma freqüência entre 20 Hz e 20 kHz. Acima e abaixo desta faixa estão ultra-som e infra-som, respectivamente.



Para os humanos, a audição é normalmente limitada por frequências entre 12 Hz e 20,000 Hz (20 kHz), embora estes limites não sejam absolutos.



Mas isso aqui é um blog relacionado a tecnologia e porque estou escrevendo algo sobre som ?

Vou explicar...

Muitas empresas hoje em dia tentam proteger o roubo de dados e disponibilizam computadores aos funcionários com USB bloqueados, não permitindo utilizar pen drives, SEM gravadores de CD, DVD, bloqueando portas paralelas, portas seriais, etc... além de controlarem o uso de internet através de firewalls servers, evitam o uso de modem, para conexão direta local, além de outras atitudes. vi alguns casos onde inclusive colocam adesivos na parte traseira dos computadores, para evitarem de usarem as saídas disponíveis...



Falou, falou, falou e não explicou nada...

Imagine o funcionamento de um fax... você coloca um documento num fax, o aparelho processa o papel, transforma-o em dados e envia-o pela linha telefônica... do outro lado da linha, temos outro aparelho de fax que faz justamente o inverso, pega os dados da linha telefônica e imprime em papel, portanto temos uma cópia do documento...



O que quero dizer a respeito de som é isso... mesmo muitas empresas fazendo o bloqueio de diversos dispositivos e evitando com que dados possam ser distribuídos, ainda assim sobra o "SOM" para fazer transferência de dados... mas como ?

Desenvolvi um POC (proof-of-concept) - prova de conceito - onde você converte um arquivo qualquer em sons e em seguida, sem qualquer tipo de cabo ou necessidade de ligação com o computador, você "toca" o som e usa seu celular para gravar o som que sair das caixinhas...



Mas como fica o som ? O arquivo é convertido para uma série de ruídos (precisamos de 256 sons diferentes para representar todos os caracteres da tabela ASCII) e depois que ele é colocado no celular, você terá todo o arquivo em formato sonoro... depois você leva o celular e faz justamente o contrário, pega o arquivo de som do celular e descarrega-o em outro computador e um outro programa converterá o som no arquivo original.

Isso parece até história de filmes de 007, mas não é... a possibilidade é real.

Em breve disponibilizarei este programa para demonstração e irão entender melhor seu funcionamento.

Enquanto isso, recomendo a todos irem comprando seus mp3 players, pois daqui uns tempos as empresas irão retirar também as caixinhas de som dos seus computadores.



Se alguém quiser falar sobre este assunto e disponibilizar em qualquer outro lugar, por favor, cite a fonte.

Obrigado.  By:  Marcos Velasco
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Copyright (c) 2010 Baixandobemaki | Design by Baixandobemaki