BAIXANDOBEMAKI A CADA DIA UM CONTEUDO INOVADOR PARA VOCÊ PODER DESFRUTAR !

23 de agosto de 2010

Recuperando um sistema que insiste em não carregar (XP e Vista)


É muito comum ver um sistema Windows não carregar de forma satisfatória e isso acontece por diversos fatores:

- Acabou a luz enquanto o sistema estava gravando arquivos;
- O sistema apresentou uma tela azul e reiniciou;
- O computador foi desligado de forma anormal;
- Arquivos do sistema corrompidos;
- Instalação conflitante de programas;
- Drivers incompatíveis com os dispositivos do computador;
- Vírus;
- e outros problemas...

Mas muitos destes problemas tem uma solução razoavelmente simples, onde o próprio usuário pode tentar recuperá-lo. Vou apresentar aqui algumas dicas para usuários iniciantes, médios e avançados, para que tenham opções disponíveis para tentar recuperar um sistema quando algo acontecer.


USUÁRIOS INICIANTES


Na verdade esta dica não deve ser utilizada somente por iniciantes, mas deve ser a primeira tentativa para se carregar um sistema. Caso seu sistema esteja apresentando uma tela azul (também conhecida como tela da morte ou BSOD - Blue Screen Of Death) e reiniciando automaticamente (e que não tenha tempo de ler o que apareceu escrito na tela azul), então faça o seguinte:


Reinicie o computador normalmente... aperte o botão reset ou desligue-o e ligue-o novamente e assim que o computador estiver carregando, clique em F8. Deverá ser apresentado alguma tela mais ou menos assim:



Escolha a opção "Desabilitar o reinício automático durante falha do sistema" e tecle ENTER. Com isto, o sistema irá continuar seu carregamento normalmente e o usuário conseguirá ler o motivo do problema da tela azul, como o exemplo a seguir:



Agora conseguimos ler o que está acontecendo e em amarelo marquei qual o arquivo que está causando esta falha: spcmdcon.sys
Caso o usuário conheça este arquivo e sabe de qual programa ele perterce, ótimo... caso não conheça, basta procurar no google por este nome de arquivo e tentar descobrir a qual programa instalado em seu computador ele está diretamente ligado.
Então, em seguida reiniciaremos o computador novamente e iremos mais um vez apertar F8. Mas agora iremos escolher a opção "Modo de segurança".
Neste modo, somente alguns arquivos necessários ao carregamento do Windows é que são utilizados e em geral o sistema carrega normalmente, caso o sistema entre, basta ir no painel de controle e fazer a atualização ou desinstalação do programa que está causando o conflito no sistema e reiniciá-lo normalmente, para verificar se o sistema vai funcionar como deve.
Caso o sistema ainda persista a não carregar, temos mais uma soluçao... reinicie o sistema, tecle F8 e escolha a opção "Última configuração válida".


Esta opção faz com que o Windows use a última cópia válida dos arquivos do sistema, que estão escondidos dentro da pasta "System Volume Information". Estes arquivos em geral estão em perfeitas condições e fazem com que seu sistema funcione normalmente.
Mas mesmo em algumas situações mais complexas, o sistema ainda pode insistir em não carregar e então somente um usuário com conhecimentos medianos é que poderá tentar corrigir o problema... e como isto é feito ? Assunto do próximo post...


Obrigado: By: Marcos Velasco
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Copyright (c) 2010 Baixandobemaki | Design by Baixandobemaki